terça-feira, maio 19, 2015

O Diabo é virtual

Nos últimos dias tenho-me abstido de visitar o Facebook. Não o faço por nenhuma razão em especial. Sinceramente, não sei porque me tenho mantido afastado da coisa. Penso que estou um pouco farto daquilo, mas não tenho a certeza que seja essa a verdadeira razão da minha ausência virtual.

Os "gosto" deixados ao acaso, como cócó de pássaro a cair do alto, os comentários com "stickers", os "smileys" por tudo e por nada, os amigos (penso que conheço todos os meus amigos do Facebook ou, pelo menos, sei quem são) a fazerem exactamente o mesmo que eu, como se fôssemos todos parte do mesmo corpo, tentáculos de um imenso polvo.

Estou a olhar o teclado e a pensar "também não há razão para seres tão radical... vai lá espreitar". Isto sou eu a tentar-me a mim próprio: Cristo e Demónio em simultâneo, a olhar o abismo sabendo que, vença quem vencer, mais tarde ou mais cedo vou acabar por ceder e atiro-me do penhasco abaixo, indo bater com os ossos no Facebook.

O Facebook é ciumento e não deixa grande margem para outras relações. Ou te dedicas a ele ou não te dedicas, não parece haver meio termo. Ou estás o tempo todo com a testa enfiada no écrã ou sentes tremuras e privação; os dedos saltam nas tuas mãos à procura das teclas, dos "stickers", dos "smileys", dos "gosto"... oh, os "gosto"... os teus dedos procuram o conforto das teclas.

Rai's parta esta coisa! O Diabo é virtual! (Entretanto já lá fui outra vez...)

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Silvares!
É tanta coisa para ser vista no facebook, que as pessoas se atêm a apenas curtir, mostrar carinhas e esquecem que os comentários é que são as verdadeiras provas de que são amigas e que se importam com o que ali postamos.
Facebook suga a alma das pessoas. O tempo é a nossa alma. Passo pouco tempo por lá... Tenho medo de ficar rasa.
Beijus,

Silvares disse...

Luma, tenho uma estranha relação de amor-ódio com o "cara-de-livro". Posso estar dias seguidos sem olhar a coisa ou entrar por lá e perder-me durante algum tempo. É uma relação complicada.