quarta-feira, junho 20, 2012

Verdura

Fica a impressão de que eventuais avanços na adopção de políticas energéticas "amigas do ambiente" estão dependentes da maior ou menor rapidez com que os vampiros do costume consigam adaptar os seus meios de recolha de capital às características específicas das tecnologias verdes.

A frase anterior pode soar um pouco confusa; resumindo: a questão do desenvolvimento de meios de produção de energia menos poluentes é económica. Apenas e mais nada. A amizade com o ambiente é conversa.

Enquanto os grandes capitalistas detiverem, maioritariamente, interesses em empresas petrolíferas e outras formas tradicionais de enriquecimento a qualquer custo, as energias verdes vão avançar muito devagar ou, então, apenas devagarinho, como tem vindo a acontecer nos últimos anos.

Quando esses tipos transferirem os seus métodos de enriquecimento para empresas relacionadas com o vento, o sol, as marés ou outras forças do género, então veremos os níveis de poluição a serem paulatinamente reduzidos e o paraíso a chegar aí à porta.

A questão é: porque é que só agora se investe cada vez mais na descoberta e desenvolvimento de meios de energia alternativos? Porque se perderam tantas décadas, com o petróleo a ser o motor do desenvolvimento económico mundial com os resultados assustadores que se conhecem?

Ainda a procissão vai no adro mas, leitor amigo, não tens a sensação de que poderíamos conduzir automóveis menos poluentes há muito tempo? Quando esse negócio for rentável e os lucros reverterem para os bolsos certos, podes ter a certeza de que os amigos do ambiente vão estar todos no poder.


4 comentários:

rui sousa disse...

Rui, na verdade as energias verdes ainda são isso mesmo, verdes. Precisam amadurecer ainda muito. A realidade mostra-nos que o lixo que se gera para produzir essa energia é enorme e por outro lado até agora, o vento, o mar e o sol ainda não conseguem substituir o petróleo para as necessidades que temos. A única energia capaz de substituir o petróleo no imediato continua a ser o nuclear, com os riscos que todos sabemos daí advir. Ainda estamos no início das energias verdes e o planeta já começa a estar cheio de material, sucata velha, provenientes das eólicas, painéis solares e por aí fora. A energia e o ambiente são de facto a grande equação do nosso futuro e resolvê-la não é fácil. Precisávamos de conseguir pensar o mundo a médio/ longo prazo, mas as emergência e os interesses parecem não nos deixar ver mais longe do que o imediato. Uma coisa parece certa, a forma como abordarmos o ambiente agora ditará o nosso futuro próximo. Cada vez acho mais que isto está bom é para quem tem fé. Esses pelo menos sempre podem acreditar em milagres, e eu já estou como o outro, a minha esperança está naquilo que eu não sei, porque pelo que sei isto não augura nada de bom.

Silvares disse...

Rui, a lucidez do teu comentário deixou-me a pensar que já estou infectado pelo vírus da economia. A perspectiva que apresentas é bem mais lúcida que a minha quase histeria anti-capitalista. Grato pelas tuas sóbrias palavras reconsidero a visão idílica que as energias verdes sempre me provocam.

rui sousa disse...

A própria designação de energia verde ou limpa é já de si um pouco falaciosa, mas é verdade que no futuro estas novas energias serão provavelmente também parte da solução, e isto porque parece-me que a solução ( se existir ) será uma mistura de muitas soluções adequadas a diferentes situações. Por agora apontam-se as baterias para a chamada eficiência energética ou seja reduzir os desperdícios, aí já se conseguia poupar muito, mas como conciliar isso com o facto de serem empresas privadas que controlam as energias, que como sabemos têm por finalidade produzir lucros cada vez maiores? Quererão elas baixar a facturação em proveito do planeta? Já não restam dúvidas que os tempos que vivemos podem ter muitos defeitos, mas ninguém se pode queixar que o mundo está monótono. O que não faltam são problemas para resolver … felizmente ou infelizmente, … já nem eu próprio sei.

Silvares disse...

Rui, tenho a impressão que muitas coisas irão mudar num futuro mais ou menos próximo.