segunda-feira, dezembro 27, 2010

Coisas redondas


Aproxima-se o final de ano e surgem as tradicionais listas das coisas mais importantes do ano. Ele são os 10 melhores livros ou as 100 pessoas mais glamorousas, as 50 medidas do governo para atacar a crise, listas sempre compostas por números redondos.

Não encontramos os 11 melhores discos nem os 27 cientistas mais relevantes no panorama internacional. Nada disso. As listas têm sempre 10, 50, 100 elementos, como se esses números encerrassem alguma espécie de magia sobrenatural (que a magia do costume, a magia do quotidiano, não impressiona por aí além).

Esta redondice numérica deixa-me sempre a pensar que há-de haver por aí muita injustiça. Ou alguém (ou alguma coisa) entra na lista indevidamente, só para arredondar, ou então cai fora por estar a estragar a beleza da coisa.

A partir de agora vou dedicar-me a procurar as coisas (ou as pessoas ou o que quer que seja)  que estão a mais ou a menos nestas listas, as pontas indesejadas ou os elementos integrados apenas para embelezar.

Nesta minha nova busca descobri que a elaboração de tais listas redondas é, por si só, absolutamente redundante. Percebi que as listas são feitas apenas porque sim e apenas não seriam feitas porque não.

Daí que este post seja, tal como essas listas, uma espécie de coisa nenhuma, uma coisa redonda e imperfeita, como apenas as coisas redondas podem ser. A minha busca acabou mal tinha sido iniciada.

3 comentários:

a vida é larga disse...

fizeste-me lembrar o duchamp, que não frequentava museus questionando precisamente os critérios que teriam presidido á escolha daqueles artistas e não de outros ....
coisa bicuda !!! eheheeh !
abraço forte

Anónimo disse...

rui,
eu li várias listas e metas de vários blogueiros, mais preocupados e centrados no seu eu. Quero crer que não seja utopia, mas a máxima amar e respeitar o próximo é uma máxima que deveríam estar na lista de qualquer coisa mais importante do ano. Para que o futuro de nossos filhos seja menos injusto e outras coisitas mais.
que tudo dê certo pra todos nós em 2011.
abraço forte
madoka

Silvares disse...

Jorge, ora aí está uma atitude quase inteligente de velho Marcel!
:-)

Madoka, ora aí está uma lista com apenas duas coisinhas "amar e respeitar", experimente fazer uma lista com 10 coisas. Vai acabar incluindo coisas que não seriam assim tão importantes.... :-) Bom ano.