quarta-feira, julho 07, 2010

Previsões

O polvo Paul em plena actividade profissional


Paul é um polvo. Não posso dizer "um simpático polvo" porque é bicho a que não se descortina qualquer tipo de emoção. As únicas emoções que consigo retirar de um polvo são as que me proporciona quando o como. Devo confessar que é um petisco que muito aprecio, apesar do seu aspecto assustador. Cozido, em salada, no forno, à lagareiro, não me lembro de comer polvo sem disso ter retirado um refinado prazer. Mas este Paul, polvo alemão ou, pelo menos, a habitar território teutónico (a questão da origem coloca-se em relação aos jogadores, não em relação a certa bicharada) tem dons de adivinhação.

Pode parecer esranho mas, em boa verdade, Paul acertou em cheio nos resultados alcançados até à data pela selecção alemã no presente mundial. Para o jogo de hoje (que está a decorrer neste momento e já vai na 2ª parte com zerozero no placard) o polvo adivinho previu a vitória da Espanha (ver aqui) o que deixou muito irritados os adeptos alemães. De imediato choveram receitas para cozinhar o bicho milagroso da forma mais saborosa (ou mais cruel) ditadas pelos referidos adeptos.

Este episódio deixou-me a pensar nos especialistas que fazem as previsões de crescimento ou encolhimento das economias, os tais que trabalham para as tão badaladas agências de rating e que nos deixam sempre em sobressalto de cada vez que se lembram de dizer que Portugal está mais teso que um carapau de corrida.

O jogo está de feição para os espanhóis (ainda não marcaram nenhum golo mas a coisa está complicada para os compatriotas de Paul). Se a Espanha ganhar talvez não seja má ideia oferecer um lugar a este polvo milagroso numa dessas agências de rating.

Nestas coisas de previsões e adivinhações estou em crer que não haverá grandes diferenças entre um polvo e um ser humano. Já em termos gastronómicos inclino-me mais para o gajo dos tentáculos. Estou a falar do polvo, entenda-se.

4 comentários:

MUMIA disse...

o octopus acerta tudo!!!
incrível!!!

Silvares disse...

Tão incrível o acerto deste polvo quanto o de qualquer outro profeta ou adivinho do futuro.

luísM disse...

Porra, porra, será que o governo não tem um dinheirito disponível, dum desses sacos azuis, para comprar o dito polvo? Digo o governo, porque presumo que a cláusula de descontratualização (caramba que custou a escrever!) deve ser da ordem dos milhões, apenas acessível ao estado ou aos clubes ou aos bancos.
Pelo menos ficaríamos a saber das próximas desgraças com antecedência e, talvez, quem sabe, poderíamos emigrar todos, declarando falência ao país. Em vez das multinacionais, seriam os lusitanos (o que resta deles) a entrar em deslocalização.

Por mim, o dito dos tentáculos deve ser bem batido, ou fica duro de roer...

peri s.c. disse...

Para futuras previsões econômicas vamos contratar Mary, a lagosta. E para as meteorológicas, Peter, o camarão.