terça-feira, abril 07, 2009

Imagens aos pontapés


Olhando melhor para a quela foto que estava no post anterior e vialou para este, há um pormenor interessante. Repara bem na quantidade de máquinas fotográficas que dançam à frente de Barack Obama. A maioria dos manifestantes que aplaudem o símbolo máximo da "hope" tem uma máquina e, como são máquinas digitais, disparam-nas a torto e a direito, captando centenas, milhares, milhões de imagens de Obama.

Desde que o digital entrou em definitivo nos nossos hábitos, passámos a produzir muito mais imagens. Já não temos a pressão de nos sentirmos obrigados a tirar uma foto especial sempre que carregávamos no botão da velha máquina, foto essa que iria ser impressa e, quem sabe, emoldurada, o que, até pelo preço, nos obrigava a procurar um enquadramento especial, uma pose estudada. Agora é o tempo do instanâneo-instantâneo. Fotografamos tudo, sob todos os ângulos possíveis, sem temores nem constrangimentos.

Gostava de ter acesso às fotos que estão a ser tiradas na foto que ilustra este post. Seria decerto um exercício curioso poder compará-las. Descontando as que enquadram apenas a nuca do parceiro da frente, ou só o céu, ou apenas pernas em plano picado, tenho a certeza de que uma coisa havia de ser comum a muitas delas: o sorriso de Obama. O homem ainda arranja algum problema muscular de tanto sorrir. A menos que pratique ao espelho.

8 comentários:

Anónimo disse...

Rui,

tens toda razão quando fala que nunca se fotografou tanto! É verdade, maquinas ,celulares, e logo, logo, relógios de pulso também farão imagens digitais!
Por essa razão aquelas FHOTOS em P&B em negativo e papel viraram coisas de museu e colecionadores! Relíquias da antiguidade! Até o conceito de foco, enquadramento e cor, mudou muito.
Quanto ao sorriso do Obama, é proposital. Além de frequentar o blog da Dulcinéia ( Arco-Iris do HUMOR, que faz apologia do sorriso)ele tem que vender uma NOVA AMÉRICA! E pior nessa crise danada! Só rindo para não chorar! Mas acho que chora entre as quatro paredes da Casa Branca!

Forte abraço, depois de alguns dias com o PC no estaleiro!

Silvares disse...

Eduardo, é isso aí. A fotografia entrou numa era diferente e democratizou-se de tal modo que teremos de repensar o seu valor artístico. Ou somos todos artistas-fotógrafos ou só alguns de nós poderão assumir-se como tal. O que os caracteriza?
Obama é um "sorridor" profissional e sorri muito bem!
:-)

Beto Canales disse...

Comentando o comentário: sempre desconfiei de quem chora ou sorri demais....

Silvares disse...

Beto, cá para mim o bom do Barack não estava a ver bem no que se ia meter. Um dia destes ainda vai haver quem descubra alguma passagem nas Escrituras provando que ele é o Cristo de regresso, o Messias recnascido.
:-)

the dear Zé disse...

Não sei, a mim parece-me é que ainda alguém acha que ele é o cordeiro da páscoa e como tal, que deve ser imolado. Como fizeram com os outros há uns anos...

Alice Salles disse...

Também gostaria de ter as fotos de cada um que está por ali, poderíamos coloca-las todas juntas num imenso painel e tentar montar assim o quebra-cabeça...

Silvares disse...

Caçador, espero que não o imolem tão depressa. Ao menos deixem o bichinho engordar e crescer.

Alice, seria um projecto artístico interessante, não achas?

Ví Leardi disse...

...Tantos clicks....Tantos clicks..Tão rápidos , efêmeros,deletáveis....milhões de imagens ...quais ficaram?
O sorriso de Obama..I Hope!!