terça-feira, março 11, 2008

As manas Bolena


Gostas de filmes de época? Tens uma certa admiração por actores capazes de fazerem algo mais do que serem bonitos sem mais nada? O guarda-roupa é uma das coisas que mais te prende a atenção quando vais ao teatro ou ao cinema? Não te importas de ver um filme a dois tempos? Então está fixe, podes avançar sem medos para a sala mais próxima onde estiver a passar este Duas Irmãs, um Rei, título da versão portuguesa de The Other Boleyn Girl http://www.theotherboleyngirlmovie.co.uk/.

A reconstituição da corte inglesa no tempo em que era dominada pela figura algo inquietante de Henrique VIII parece impecável. Já o dito cujo, interpretado por Eric Bana, talvez pudesse ter uma exposição narrativa mais densa por forma a ganhar alguma "espessura" aos olhos do espectador. As manas Bolena são impecáveis! Não, não apenas por serem interpretadas por Scarlett Johansson e Natalie Portman mas também por isso. Na verdade são impecáveis precisamente por isso. Por estarmos perante duas excelentes actrizes no pleno esplendor da juventude. Bonito.

Depois há o guarda-roupa (aparentemente) irrepreensível. Lindo de se ver. Há momentos em que parece estarmos a assistir a uma passagem de modelos do século XVI!

Então será um filme perfeito, não? Não.

Em termos de dinâmica narrativa há um tremendo desiquilibrio. A história desenrola-se num determinado ritmo, as cenas vão-se sucedendo com um certo tempo característico e, de súbito, nos últimos minutos, tudo se precipita. O filme parece acordar de repente e, qual coelho branco, descobre que está atrasado. A partir daí as cenas sucedem-se a uma velocidade alucinante o que leva o filme a dar um ou outro trambolhão. Nada de muito grave mas talvez a produção pudesse ter permitido mais uns minutinhos de filme. Decerto não foi por falta de material que as coisas aceleram daquela maneira até ao último suspiro. Do filme e do espectador. Que cansaço!

Seja como for dá pra ver com agrado apesar da vertigem final.

Sem comentários: