segunda-feira, março 10, 2008

Comunistas aos pontapés

Nos últimos tempos temos ouvido as mais variadas vozes indignadas afirmarem que por trás da contestação social se encontra, sempre a manobrar na sombra de forma malévola, o Partido Comunista.
Os professores manifestam-se na rua? Estão a ser manipulados pelos comunistas!
Há berraria à porta das sedes do PS? São berradores comunistas que estão ali a berrar!
Há descontentamento generalizado entre a população? São os comunistas a minar a ordem pública!
Os nossos governantes vêem comunistas em todo o lado. Deve ser incomodativo. Soa a paranóia.
A questão interessante é que em todas estas situações se fala dos comunistas como se eles tivessem lepra ou andassem por aí na clandestinidade a preparar golpes profundos nas instituições democráticas. Os militantes do Partido Socialista merecem outro tipo de abordagem? Quando são eles a preparar acções de agitação e propaganda podemos ficar mais descansados do que quando são os comunistas a fazê-lo?
Quem esteve ontem na manifestação dos professores sabe perfeitamente que não houve qualquer tipo de manipulação de tamanha multidão. E quem não esteve também deve ter um mínimo de discernimento para compreender a estupidez de tal ideia, quanto mais de tal afirmação.
Não consigo compreender como podem ter tanto asco aos comunistas e ainda andarem a agitar o papão totalitário da ditadura do proletariado 34 anos depois da Revolução e fazendo Portugal parte da Comunidade Europeia.
O PCP faz parte da vida política do nosso país tal como os outros partidos mas é tratado como uma associação de malfeitores e pouca gente parece incomodar-se com isso.
Pessoalmente não gosto muito do PCP (gosto mesmo muito pouco) mas daí a considerá-lo algo de subversivo vai um passo de gigante ou uma minúscula reflexão.
Ontem não me senti "um soldado do partido comunista" nem nada que se pareça. Senti-me, isso sim, um cidadão que exerce em plenitude o seu direito a manifestar publicamente uma posição política. A Marcha da Indignação foi uma verdadeira lição de maioridade democrática. Coisa que deve deixar o Sócrates a roer as unhas e a chamar nomes feios a quem o não pode ouvir. Ele e o Santos Silva, esse denodado defensor das liberdades democráticas.


7 comentários:

MUMIA disse...

(?)Agora todos os professores são vermelhos...querem ver? Até o Emídio Rangel escreveu no Correio da Manhã "...transformaram-se em soldados do Partido Comunista".Foleiro!
GRRRRRRRRRR!!!

Silvares disse...

Se fossem cor-de-laranja estaria tudo bem? Há afirmações que destapam a porcaria.

Olaio disse...

Quando o discurso aparentemente inovador do neo-liberalismo esbarra na realidade, na prática mais que estafada do capitalismo puro, duro e irracional, é normal que o discurso recorra e retome velhos chavões persecutórios.

Silvares disse...

O que me parece extraordinário é a diabolização do PC perante a santificação dos outros partidos que nos governam e são, na verdade, ... diabólicos!

MUMIA disse...

pois...mas vestem a pele do cordeiro. Anjinhos.

Silvares disse...

Com asinhas e tudo.

Jo-zéi F. disse...

Parece que só topam as coisas com uma dimensão, e as restantes???