quarta-feira, janeiro 02, 2008

Outro mundo

O MNAC, Museu Nacional d'Art de Catalunya (link no post anterior) tem muitas portas mas só uma conduz a outro mundo. Fica do lado esquerdo após subirmos a escadaria principal no interior do edifício, por trás do balcão onde pagamos o bilhete (os museus de Barcelona são pouco baratos!) há outra escadinha, ladeada por uns muretes. Subimos, empurramos a porta envidraçada e entramos numa outra dimensão. É o espaço do Românico.
O chamado Estilo Românico é um dos períodos da História da Arte europeia pior compreendidos e ainda pior amado pelo amador ocasional. As formas humanas surgem desproporcionadas e mal amanhadas. As imagens sagradas parecem bonecos pueris e sem jeito e, no entanto, é uma das linguagens gráficas mais extraodinárias de que guardamos memória.

O MNAC tem uma espectacular colecção destas imagens grandiosas. São várias salas com reproduções de interiores de templos românicos (fotos acima) onde surgem as pinturas murais, em tentativas sucessivas de recriar o ambiente original. É claro que falta solenidade e grandeza. O interior de um templo, por muito pouco crentes que sejamos, possui uma energia impossível de reproduzir artificialmente. As salas do MNAC dedicadas ao Românico são, no entanto, exemplos de largueza de vistas e grande honestidade dos responsáveis pela sua concepção. Não me parece que existam muitos museus no mundo que dediquem tal atenção a este período maldito dos criadores de imagens medievais. Muito menos haverá locais em que as pinturas e esculturas românicas surjam assim enquadradas, capazes de nos permitir um vislumbre fugaz sobre os espaços mágicos que os seus criadores forjaram num mundo habitado por Deus mas, principalmente, habitado pelo Diabo!

O MNAC fica próximo da Fundació Miró (assunto do próximo post) em Montjuic, uma colina arborizada absolutamente deslumbrante. Ai Barcelona!

A propósito ou nem por isso, fica a sugestão de um "passeio" por este site http://www.wga.hu/index.html . Recomendo particularmente as "Guided Tours". Não é que tenha a ver directamente com o conteúdo deste post (que eu tenha reparado tem apenas duas imagens da secção do MNAC acima referida), mas é um site com imensas possibilidades e algumas imagens de escultura e pintura Românica. Além de ser um excelente site!

2 comentários:

Luiz Santilli Jr disse...

Silvares
Esta visita perdi! Porém três dias apenas em Barcelona é uma corrida contra o tempo!
Quando voltar espero ter mais tempo!
Abraço

Silvares disse...

Luiz, assim terá um pretexto para regressar. Mais 3 dias para recuperar qualquer coisa que tenha perdido!
:-)