quarta-feira, agosto 29, 2007

Transmutação



The Eurythmics - Sweet Dreams (Are Made of This)



SWEET DREAMS - Marilyn Manson

Comparar estas duas versões do mesmo tema musical poderá dizer-nos algo sobre uma certa transmutação de imaginários no mundo ocidental entre os anos 80 e a actualidade.
A uma certa luminosidade e algum humor sucede agora uma espécie de sujidade glamourosa e estilosa, carregada de nuvens negras. Eu sei que Manson abusa e adora exibir-se em poses mais ou menos fantasmagóricas, que os meios técnicos e de produção actuais estão a anos-luz dos que tiveram à sua disposição Annie Lenox e parceiro mas não deixa de ser curiosa a forma como sonhos cor-de-rosa podem gerar objectos mediáticos tão distintos.
Sinais dos tempos?

2 comentários:

Adro N. Von Crow disse...

hum. a força do tempo é impossivel de controlar, n podemos fechar tudo numa caixa, no caso da musica que escolheste, deixa-me dizer-te que adoro a musica, e que gosto mais ou menos dos dois vocalistas. no caso da Annie Lenox, toda a base do rock da altura, agora conhecido como rock 80's, mostrou a capacidade de avança no tempo atraves do desejo de inovar, no caso do Manson, o seu desejo mais teatral e tragico veio dar a musica um ar mais decadente mais aquela imagem de decadencia boemia, com o drama necessario para uma boa serie da fox :) enfim. tens tantas musicas que mostraram a ferro e fogo o preço do tempo..... bem nada como sentar e ouvir uma gravação ruidosa de bandas que ouvimos quando pequenos ( no meu caso que ouvi de pessoas mais velhas) sou uma menina dos anos 80 que n viveu neles, nasceu, lol mas adora-os!

Silvares disse...

A imagem do MManson é mais de uma série da HBO, já o visual dos Eurythmics é completamente démodé. O mesmo objecto interpretado em épocas diferentes gera formas completamente distintas. A decadência visual de Manson é bem ilustrativa de um certo imaginário século XXI.