sexta-feira, maio 04, 2007

Doutores e Presidentes

Carmona Rodrigues mostrando os seus dotes de equilibrista em situação de risco numa BTT. Doutor ciclista?

Portugal é um país de Doutores e Presidentes. Muitos acumulam, a ordem é arbitrária. Um Doutor Presidente ou um Presidente Doutor são mais ou menos a mesma coisa e o seu inverso.
Carmona Rodrigues, o Presidente de quem mais se tem falado nos últimos dias, concluiu a licenciatura em Engenharia Civil em 1978, como aluno civil, com a média final de 15 valores nos bancos da Academia Militar.
Teríamos um Presidente Engenheiro não fosse dar-se o caso de ter obtido o grau de Doutor em Engenharia do Ambiente, pela Universidade Nova de Lisboa, em 1992, tendo apresentado a dissertação Modelação Matemática da Qualidade da Água em Albufeiras.
Ora temos então um Presidente Doutor Engenheiro a manobrar os destinos da Câmara Municipal de Lisboa. Este somatório de qualificações tem permitido a Carmona ser mais Engenheiro Presidente Doutor do que propriamente Presidente, só e apenas, sem mais nada.
Isto porque as habilidades que tem mostrado são fruto de autêntica engenharia presidencial apenas ao alcance dos melhores doutores dos que vão sendo produzidos nas mais diversas faculdades da Lusa pátria.
Poucos se recordarão que desempenhou funções no XV Governo Constitucional como Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, ao longo de 15 meses nos idos de 2003. Isto para dizer que Carmona já foi outrora Ministro Doutor Engenheiro o que só lhe valoriza o currículo.
O nosso actual 1º Ministro, por exemplo, já não se pode gabar de tão dourado título pelas razões que se conhecem. Carmona é, sem sombra para qualquer dúvida, figura de proa num país como este, onde os rótulos têm valor acrescentado e, quando a peça vem embrulhada em fato e gravata, abrem portas atrás de portas nos corredores do poder político, independentemente da qualidade do produto dentro do embrulho.
As trapalhadas resultantes do sai-não-sai-fica-já-ficou-e-talvez-não-fique dos últimos dias vêm manchar a Presidência do nosso Doutor Engenheiro.
A forma como Marques Mendes garante que Carmona havia concordado com o seu afastamento do poleiro que ocupa e este vem desconcordar não tem ponta de elegância, bem antes pelo contrário. Em que é que ficamos? Conversaram os dois. É um facto. Mas, pelos vistos, não devem ter falado da mesma coisa uma vez que o Presidente do PSD se engasgou bastante na entrevista televisiva de ontem na RTP 1 para explicar esta trapalhada inexplicável.
Isto são coisas entre Doutores Presidentes e, como tal, não se pode dizer que um deles (ou mesmo ambos) esteja(m) a mentir. Entre seres desta espécie podem, quando muito, faltar à verdade ou então dizerem inverdades (este termo é extraordinário!), mas mentir não. Isso nunca! São Presidentes Doutores!

2 comentários:

Lord Broken Pottery disse...

Silvares,
O nosso presidente, o Lula, orgulha-se em ter cursado a escola da vida. Mal sabe falar o idioma que vocês nos presentearam.
Grande abraço

Silvares disse...

Estes nossos presidentes são mais armados em immportantes mas lá no fundo falta-lhes o curso do Lula!
:-)