quarta-feira, abril 11, 2007

Viva Odete!

"A senhora deputada Odete Santos cessará funções como deputada no próximo dia 13 de Abril, sendo a sessão plenária do dia 12 de Abril a última em que participará"
Nota retirada de http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/sociedade/pt/desarrollo/815861.html

Deputada cessa funções
Odete Santos fora do Parlamento
Por Manuel Agostinho Magalhães
O PCP informou que a deputada vai «cessar funções» em Abril. O anúncio ocorre dias depois de uma exuberante participação de Odete no concurso da RTP «Os Grandes Portugueses»

Nota retirada de http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=27564

O grupo parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) anunciou esta sexta-feira que a deputada Odete Santos vai renunciar ao mandato e abandonar o Parlamento no próximo dia 13 de Abril.De acordo com a nota emitida pelo partido, «a senhora deputada Odete Santos cessará funções como deputada no próximo dia 13 de Abril, sendo a sessão plenária do dia 12 de Abril a última em que participará», adianta a Lusa, citada pelo Diário Digital.O número dois na lista por Setúbal, Bruno Dias, substituirá Odete Santos e assumirá funções no dia 13 de Abril.Esta alteração tinha sido anunciada pelo líder da bancada parlamentar, Bernardino Soares, a 23 de Novembro do ano passado. Nessa altura, Odete Santos terá justificado a sua saída com o cansaço de algumas vertentes da actividade parlamentar, recusando divergências com o partido.
Notícia retirada de http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=c81e728d9d4c2f636f067f89cc14862c&id=6f195ab14e32460ef99810068d25f721

Etc., etc., etc.
A notícia é importante, toda a gente comenta o assunto (pelo menos aqueles que sabem o que é a Assembleia da República comentam!). Nota-se uma certa rigidez irónica em algumas das notas acima transcritas. Perante uma personagem como Odete Santos é difícil manter a compustura. pela forma apaixonada e quase tresloucada como sempre defende as causas em que acredita. Mulher de convicções inabaláveis, abandona o lugar que ocupou no Parlamento ao longo de 26 anos!!!
Cá pra mim, que sou insuspeito uma vez que não morro de amores pelo PCP, vai ficar um lugar meio ocupado na bancada do partido quando ela sair. Aliás, o Parlamento tem vindo a ficar mais pobre com o passar dos anos. Têm saído alguns idealistas que vão sendo substituídos por autênticos carreiristas. A nossa democracia vai fenecendo como flor em jarra com água choca.
Mas este post pretende ser uma singela homenagem a Odete Santos pelo que termino dizendo que esta mulher me comoveu profundamente por ocasião de uma Festa do "Avante!" quando me cruzei com ela enquanto declamava um poema, ali mesmo, na berma do caminho. Fazia-o com tal assombro e paixão arrebatada que eu (e, decerto, todos os que a ouviam) senti uma comoção sincera como só costumo sentir quando me confronto com aquilo que me soa verdadeiro. Ah, grande Odete, estavas linda!!!

Sem comentários: