sábado, fevereiro 03, 2007

Mais estranho que ficção

"Contado Ninguém Acredita" é o título português para "Stranger Than Fiction" http://www.sonypictures.com/movies/strangerthanfiction/, um filme de Marc Forster com Will Ferrell, Emma Thompson, Dustin Hoffman e Maggie Gyllenhaal nos principais papéis.
O filme é interessante sob diversos aspectos sendo o mais curioso a ideia base da narrativa. Ferrell é um agente do IRS que ouve uma voz de mulher dentro da cabeça que vai narrando o seu quotidiano... a acção desenvolve-se sem um verdadeiro crescendo, de forma linear, mas o espectador mantém-se atento, à espera de que algo verdadeiramente estranho aconteça nas estranhas situações que vão surgindo. Um filme no território do absurdo que tenta manter-se na fronteira da realidade.
Pessoalmente fiquei um pouco desapontado com o desenlace da coisa mas admito perfeitamente que tenha sido fruto de opções absolutamente sustentáveis e que preencha as necessidades de uma parcela significativa dos espectadores.
Os actores cumprem com eficácia e mesmo Ferrell, que quase me fez desistir da ideia de assistir ao filme, acaba por ser adequado à função embora sem rasgos de brilhantismo, apenas porque nunca compromete a sua personagem.
Sintetizando, um filme agradável de seguir sem, no entanto, ultrapassar a barreira da mediania. Um objecto industrial eficaz e de qualidade aceitável.

Sem comentários: