quarta-feira, novembro 01, 2006

Ricochete e vingança


O Haloween é uma prótese estranha no actual calendário em Portugal. Os mais jovens não se atrapalham. Para eles trata-se de mais uma festa como tantas outras. Não precisa de justificação. É como o São Valentim com o seu aberrante "be my valentine" estampado em almofadinhas com forma de coração que os namorados oferecem às namoradas e vice-versa, como se aquilo pudesse significar alguma coisa!
É nessa linha que podemos encontrar, no Haloween, rapariguinhas disfarçadas de bruxas ou Batmans fora de época.
A importação e consequente enxerto deste corpo estranho no calendário festivo do Velho Continente é mais um ricochete vindo da América. Uma espécie de vingança.
Os europeus foram para lá, colonizaram, exploraram, transformaram por completo o destino que os deuses locais tinham planeado para os respectivos adoradores e queríamos nós que tal afronta não tivesse consequências? Passados alguns séculos começamos a receber o ricochete das nossas acções. Os Espanhóis levam com as novelas mexicanas e nós com as brasileiras, os ingleses e restantes europeus têm de se haver com as estrelas de Holywood como se elas fossem uma espécie de semi-divindades, oráculos da felicidade ou coisa que o valha. Levamos também com o Haloween e com a substituição do Entrudo pelo Carnaval, com desfiles de mulheres semi-nuas em pleno mês de Fevereiro pelas ruas da Mealhada ou de Loulé, como se isto fosse um imenso sambódromo repleto de papalvos que nunca pousaram a vista num seio destapado que não fosse o da mãe quando ainda mamavam.
Não sei se é vingança dos antigos deuses americanos ofendidos pela invasão e pelas religiões evangélicas, mas lá que o resultado é grotesco...

2 comentários:

fada*do*lar disse...

Nalguns pontos da tua análise "histórica", tens razão (a substituição do entrudo por um pseudo pindérico carnaval brasileiro, por ex.), mas eu cá não barafusto nem perco uma oportunidade para usar e abusar de adereços...
Nem que seja uma cabeleira loira no 1º de Abril!
Eheheheheheh ;-D

E vendo bem, aquilo a que hoje chamamos "Halloween" tem raízes ancestrais por essa europa fora. O armazenar das colheitas para o inverno, as incontáveis celebrações pagãs, os magustos, até há mais um santo popular, o São Martinho com as suas castanhas e vinho.
Dia 1 Novembro dia de todos-os-santos e de homenagem aos mortos está na origem das máscaras. Se te vestires de zombie, esqueleto ou fantasma estarás protegido entre eles...
Quanto às bruxas... imagina o resto! ihihihihi
Acredita que o Halloween não é assim tão desprovido de sentido quanto pensas.

Silvares disse...

Eu sei que não. Basta ver que celebramos o "Dia dos Mortos" a que chamamos de "Todos os Santos", daí o saboroso feriado.
Mas a forma como a "celebração" é feita, a importação do acontecimento, faz com que estejamos a consumir um produto reciclado tomando-o pelo original. É como com as estátuas neoclássicas que copiavam as cópias feitas pelos romanos julgando estar perante os originais gregos!