segunda-feira, novembro 20, 2006

Quase um ano


No dia 28 deste mês faz um ano que surgiu este "100 Cabeças".
Em jeito de comemoração (ahahahah) aqui fica o primeiríssimo post da coisa.
Note-se como se mantém perfeitamente actual dada a intemporalidade do tema.

Questão de contexto

"A Fonte" foi eleita como a mais significativa obra de arte do século passado.O princípio consiste em retirar um objecto do contexto com o qual nos habituámos a relacioná-lo, dar-lhe um nome diferente e... aí está! Uma obra de arte completamente inesperada.

Mas... será esta atitude assim tão extraordinária?Quando passeamos a carcaça por entre as paredes de um qualquer museu, Europa adentro, admirando as obras expostas, estaremos tão longe do urinol de Duchamp quanto imaginamos?

O que diria um egípcio fabricante de sarcófagos ao ver a sua obra exposta sem pudor aos olhos de toda a gente?

E Bosch, ao ver a sua obra numa sala do Museu Nacional de Arte Antiga, junto a outras, igualmente retiradas do contexto para o qual foram criadas e ali espetadas para espanto do pessoal e demais papalvos?

Os museus são, na verdade, imensos depósitos dos mais variados readymade cuja principal qualidade é terem o condão de sossegar os visitantes quanto à grandeza do passeio que efectuam.

Tal como a montra do talho expõe o corpo retalhado da vaca, também o Museu expõe pedaços das criações de artistas e quejandos, roubados aos locais de origem, esvaziados de magia e significado, banalizando o acto criativo ao nível da bola de Berlim com um copo de água morna.

Talvez fosse melhor mijar no urinol de Duchamp.

1 comentário:

fada*do*lar disse...

Então! Não se celebra os aniversários antes de tempo...
Queres que a fadinha te faça um birthday cake? ihihihih

(sob um certo ponto de vista, é bom que o tempo passe e algumas coisas não mudem) ;)